quarta-feira, 27 de junho de 2007

Aprendendo Grego

O Alfabeto Grego
Uma vez que o nome do meu blog é uma brincadeira com as letras gregas, fui pesquisar a lingua grega. Existe muita coisa boa na web. Aqui segue parte do material colhido na busca. Que tal brincar com o idioma?

Aprenda a ler em grego

Na verdade, você provavelmente já pode ler muita coisa em grego! Acha que é mentira? Pois tente ler a palavra logo abaixo, escrita primeiro em letras minúsculas e seguida por letras maiúsculas. Dica - é um prefixo para "mil".
κίλο
ΚΙΛΟ
Claro que é "kilo" como em "quilograma". O português decidiu usar a forma "qu" no lugar de "k", mas o som é o mesmo. O iota (ι, Ι) e o lambda (λ, Λ) se pronunciam como as letras portuguesas "I" e "L". Note que o iota (ι, Ι) não tem o pingo do nosso "i".E já que você aprendeu a letra L, veja se consegue ler a próxima palavra.
κατάλογο
ΚΑΤΑΛΟΓΟ
A resposta é "katálogo" ou... "catálogo". O português usa "qu" antes de "e" e "i", mas "c" antes de "a", "o" ou "u" (já que o "c" antes de "e" e "i" tem som de "s"). Ou seja, em português o som /k/ pode ser feito com as formas "c" ou "qu", mas em grego esse som sempre será feito com a letra "k", chamada "kápa".Note também que apenas o L (λ, Λ) e o G (γ, Γ) são diferentes das letras que já conhecemos.Está com sede? Tente ler o nome da bebida logo abaixo:
λεμονάδα
ΛΕΜΟΝΑΔΑ
É limonada, que em grego é "lemonada" (parecido com o inglês "lemonade"). O "D" grego (δ, Δ) é usado freqüentemente na matemática. Ele se pronuncia como o "th" do inglês em "the" ou "that".E essa palavrinha?
εσπρέσσο
ΕΣΠΡΕΣΣΟ
Café Espresso! A palavra em português usa um X (expresso), mas em italiano eles usam o S, já que se pronuncia assim (espresso). O grego pegou a palavrinha emprestada e assim ficou. Café espresso.Note que a letra "p" em grego (π, Π) é exatamente a letrinha "pi" da matemática, enquanto que a letra "r" (ρ, Ρ) parece com o nosso "p". O sigma maiúsculo (Σ) é o "s" grego, usado freqüentemente na matemática, e se pronuncia como o "s" do português.
A palavrinha abaixo é o nome dum objeto que voa. Consegue adivinhar?
αεροπλάνο
ΑΕΡΟΠΛΑΝO
É isso mesmo, a palavra em grego se escreve igualzinho à palavra em português: aeroplano. Perceba que o "N" grego (ν, Ν) se escreve como o nosso quando é maiúsculo, mas em letras minúsculas ele se parece com um "V" (ν).
No inglês existe um som chamado interdental. Ele é chamado interdental porque é produzido colocando-se a língua entre os dentes e soprando-se o ar. Esse som está representado nas letras "th" (como em "think", "thought", "atheism", "athlete" etc.). Em grego, entretanto, em vez de duas letras (t + h), há somente uma letra para representar esse som - ela se chama "thita" (θ, Θ). É ela que você na palavra abaixo.
αθήνα
ΑΘΗΝΑ
A palavra é "Athína" (Atenas, capital da Grécia). Note que o som /i/ em grego pode ser feito com a letra iota (ι, Ι) ou com a letra ita (η, Η) - note também que em maiúsculo ela se parece com o nosso H, e em minúsculo ela se parece com o nosso "n", com a perninha puxada. Agora é a vez da letra F.
τηλέφονο
ΤΗΛΕΦΟΝΟ
"Telefone" em grego é "tiléfono". Note a diferença entre F maiúsculo (Φ) e minúsculo (φ).
Agora vejamos essas duas palavrinhas.
αξίωμα
ΑΞΙΩΜΑ

ζενίθ
ΖΕΝΙΘ
As palavrinhas acima, "axioma" e "zênite" usam as letras ξ, Ξ e ζ, Ζ. A letra ξ se pronuncia "ks" (como em "axioma", pronunciado "aksióma"), enquanto que a letra "z" em grego tem o mesmo som que o nosso "z" em português - que, quando maiúscula, é igual à letra em português (Z). Quando minúscula, entretanto, é diferente (ζ)!
χυμός
ΧΥΜΟΣ
A palavinha acima, "xymos", significa "suco" em grego. A letra grega "X" tem o som do "ch" alemão ("ich", por exemplo). O Y tem o mesmo som que o nosso "i". Por essa razão o nome da letra Y em francês é "i grec", enquanto que em espanhol é "i griega" (ou seja, "o i grego"). Em grego o nome da letrinha é... adivinhe? Se você disse "ípsilon" acertou. Como em português e em italiano (ypsilon). Perceba que o ípsilon minúsculo grego se parece com o nosso "u".A última letra em grega vai logo abaixo. Com o conhecimento que você adquiriu do restante do alfabeto, será que você consegue adivinhar que palavra é essa sem olhar a resposta?
ψυχολογία
ΨΥΧΟΛΟΓΙΑ
Você disse "psicologia"? Se sim, parabéns. O grego tem três letrinhas que usam um conjunto de sons que, em português, precisam de duas letras juntas: th, ks, ps - respectivamente, θ, ξ, ψ. Para quem faz psicologia, está na cara que o "ps" é a letrinha Ψ, porque é o símbolo da própria ciência psicologia.Em português, depois das reformas ortográficas que tivemos durante os anos, muitas formas foram eliminadas, tornando difícil, às vezes, ver as mudanças que ocorreram com as palavrinhas vindas de outra língua. Por exemplo, antes tínhamos as letras W, Y e K no português. O "x" grego veio para as línguas latinas como "ch" (da mesma forma que o K veio como C), mas em português é difícil ver essa mudança porque trocamos o Y por I, o W por U ou V, e tanto o K como o X por C (em vez de K e CH respectivamente). Nesse quesito o inglês é muito mais leal às etimologias, pois eles mantiveram quase todas as formas etimológicas originais (por exemplo, "psychology" e "achiles", que no português são "psicologia" e "aquiles" - no grego, ψυχολογία, αχιλλέας).
EXERCÍCIOS - teste seu conhecimento
Tente descobrir o significado das palavras abaixo. Uma delas tem relação apenas indireta com o português. Você consegue adivinhar qual seria?
tαρίφα
ΤΑΡΙΦΑ

σάββατο
ΣΑΒΒΑΤΟ

αλληγορία
ΑΛΛΗΓΟΡΙΑ

μεταφορά
ΜΕΤΑΦΟΡΑ

ορίζοντας
ΟΡΙΖΟΝΤΑΣ

μοναρχία
ΜΟΝΑΡΧΙΑ
άρωμα
ΑΡΩΜΑ


ALFABETO GREGO
Α α Alfa Β β Beta Γ γ Gama Δ δ Delta Ε ε Épsilon F Digama Ζ ζ Zeta
Η η Eta Θ θ Teta Ι ι Iota Κ κ Capa Λ λ Lambda Μ μ Miu Ν ν Niu
Ξ ξ Csi Ο ο Ómicron Π π Pi M San Q Qoppa Ρ ρ Σ σ,ς Sigma
Τ τ Tau Υ υ Upsilon Φ φ Fi Χ χ Chi Ψ ψ Psi Ω ω Omega Ϡ, ϡ, Sampi

408 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 408 de 408
Anônimo disse...

It can also decide whether your car will pass an emissions check.
Screen all the manufacturer certain sensor facts in genuine-time.


Also visit my web site - obdii scanner ()

Anônimo disse...

Using electronic safety smoking device is just or it can be like a pat on the back for a job well completed and can serve as a sense
of completion. Replace Your Dangerous Cigarettes With Harmless V2
Cigs Replace Your Harmful Cigarettes with Harmless V2
Cigs to see and feel the advantages. There is no fire or quite a
few damaging chemicals ingested or expelled. As opposed to conventional
cigarettes, E cigarette kit doesn't make any stains in the finger and teeth neither the breathing smell since it is not producing nicotine. The unlikeliest angel measures in to support, an eccentric drag artist named Lola (Billy Porter.) What follows is this improbable duos development into men, as effectively as transforming an entire community though the healing power of acceptance.

Here is my blog post :: V2 cigs coupon January 2014

Unknown disse...

Este é realmente informativo para me.As Eu sou novo neste campo por isso requer escolher os path.Thanks certas para compartilhá-lo ..iOS App Development

Anônimo disse...

The most we attained was 5 PIDs of 17 obtainable.
The software package is readily available from the company web page and numerous distributors.


Here is my web-site - auto scanners ()

Anônimo disse...

Men who are convinced with their size standstill out from a crew, we've large penis all realized them, they're A tek seks?
As long as you experience what to avoid ,
you will know what pens expanding upon productions cataclysms, predominating
crises -- s... When it comes to imparting a few ins to the length and at the
time of intimate rousing the rake hastens
and occupies these outer spaces doing the Large Penis
exaggerated and starchy. Here are some the best way to help add ins to your penis.



Look into my web-site - penis advantage penis advantage review penis advantage reviews penisadvantage penisadvantage review penisadvantage reviews

Anônimo disse...

Simply desire to say your article is as astonishing.
The clarity in your publish is simply great and
i could assume you are knowledgeable on this subject.
Fine with your permission let me to clutch your RSS feed to stay up to date with impending
post. Thanks one million and please keep up the gratifying work.


My webpage ... facebook sex (http://www.facebooksex.altcrowd.com)

Tiago Rabelo disse...

maravilhosa aula ! obrigado !
não entendi os comentários avulsos, a aula foi maravilhosa, a melhor que já li ! devia escrever um e-book porque com essa didática ia bombar !

Anônimo disse...

Começa estudado português

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 408 de 408   Recentes› Mais recentes»